sábado, 5 de março de 2011

(Entrevista) - Conheça o Autor Rafael Sales


A primeira entrevista do Full Head é com Rafael Sales de Oliveira que nasceu em São Paulo em 1989. O autor de  Penumbra conta que a obra nasceu a partir de um sonho o mesmo que ele descreve no começo dessa obra.

O autor ainda possui alguns poemas publicados pela Editora Andross. Atualmente mora em São Paulo e está escrevendo Obscuro, o segundo livro da saga de Lizie Adágio.



1) Quem é Rafael Sales? O que define você?

Primeiramente, quero agradecer pelo apoio e por novamente abrir as portas do Full Head para o Penumbra. É uma honra ser entrevistado pela Anne e mais uma vez agradeço a oportunidade de poder mostrar meu trabalho a todos os visitantes, seguidores e leitores desse blog. Bom, é difícil se auto definir, mas tentarei fazer isso da melhor forma e em poucas palavras. Rafael Sales é um rapaz comum, sonhador, questionador e curioso por natureza. Visionário, sempre tentando encontrar algo de bom nas situações caóticas do cotidiano, além de apreciador de pequenos detalhes, seja nas atitudes alheias ou em grandes manifestações de arte. Falador, entretanto tímido nas horas que não é necessário. Brincalhão e altamente carinhoso.


2) Você sempre gostou de escrever ou foi algo que surgiu na sua cabeça e você resolveu passar para o "papel"?

A arte em si sempre esteve presente em meu dia-a-dia. Na minha infância comecei desenhar em cadernos e folhas de rascunhos, depois comecei a escrever pequenos poemas, logo surgiu a música em minha vida, além de ser apaixonado pelo Gothic Metal, principalmente com vocal feminino, fiz parte em uma banda de amigos, que não durou muito, cantei em grupos e corais de igreja, mas não demorou muito para descobrir que essa não era minha vocação. Participei de uma companhia de teatro amador na adolescência, da onde trago ensinamentos até os dias de hoje, junto com tudo isso veio o RPG, responsável por desenvolver minha criatividade e raciocínio. O gosto pela escrita surgiu após várias tentativas frustradas de criar histórias em quadrinhos, muitos foram os enredos, mas na hora de desenhar quadrinho por quadrinho, minha mente simplesmente não funcionava. Após muita luta encontrei minha paixão, escrever, contar histórias, de certa forma fazer parte delas, ser um personagem diferente em cada nova linha, viver novas vidas e ainda por cima, ilustrar do meu modo as passagens mais significativa para mim em um texto, capítulo etc. além de poder incluir a trilha sonora perfeita na hora da criação. Em suma, todos os meus “afazeres artísticos” anteriores, hoje me influenciam para criar.

3) Quando você escreve, se sente influenciado por algum autor, por algum livro em especial?

Pode parecer estranho, mas a leitura só começou ser presente em minha rotina um pouco antes de começar a desenvolver o Penumbra. Minhas influências vêm principalmente de letras de músicas e filmes. Claro que agora eu tendo ler mais frequentemente, apesar da minha carga horária de trabalho me impedir um pouco, porém, admiro e sou fã confesso do trabalho do autor André Vianco, e os textos carregados de terror psicológico de Edgar Allan Poe

4) Como surgiu a idéia "Penumbra"?

Como mencionei anteriormente, tentei criar algumas histórias em quadrinhos sem obter êxito e foi na ultima tentativa e desistência que me apresentaram um livro, que na época não tinha a repercussão que tem hoje. Crepúsculo. Simplesmente me encantei pela tradução feita pela Rita Vinagre, o modo como ela faz a narração fluir, logo comprei meu primeiro livro Sementes no Gelo e após devorar as páginas da obra do André Vianco fui arrebatado por um pesadelo estranho durante a madrugada, acordei assustado e sem pensar duas vezes descrevi todo aquele sonho em um papel. Pela manhã eu vi o que tinha escrito e uma idéia lampejou em minha mente. Por que não criar uma história em cima disso? Em vez de fazer roteiros para desenhos, inverter os papéis e criar ilustrações para uma narração. Comecei a desenvolver o Penumbra, a principio só como mais um projeto que provavelmente eu não terminaria, mas ele ganhou espaço, carinho, não poderia parar sem ter o final, não só na minha cabeça, mas escrito, enfim, finalizei o projeto e ele se tornou o meu maior sonho, minha motivação.

5) Qual seus livros e autores preferidos?

Sem dúvida, o primeiro da lista é Sementes no Gelo do André Vianco, por abrir minha mente, me mostrar o caminho. Edgar Allan Poe também tem seu espaço reservado, além de duas novas promessas da nossa literatura. Kôra da querida Ana Flávia Abreu e A Irmandade da Vanessa Santos. Tenho um apreço muito grande também pela A Cabana de Willian P. Young, por me ajudar em grandes pontos em minha vida pessoal. Podem me atirar pedras, mas também gosto da história dos vampiros lantejoulas da saga Crepúsculo. (rs)

6) Você acaba de realizar um sonho, publicar o seu livro, como se sente?

Em total euforia. Como é de conhecimento de todos que acompanham de perto a minha trajetória até agora, sabem de todos os obstáculos que enfrentei. De tantas nuances de loucura que tomaram meus pensamentos. Das milhares de vezes que pensei em desistir. Dos muitos “nãos” que tomei. Foram tantos tombos. Mas finalmente fui acolhido pela equipe da Arielli, uma editora nova que está fazendo um trabalho magnífico em promover e realizar o sonho de tantos autores em inicio de carreira. Estou demasiadamente feliz por fazer parte dessa família.

7) O que você tem a dizer para as pessoas que ainda estão em busca deste sonho?

Não desistam. É o conselho mais óbvio que alguém pode dar. Por mais que possa parecer difícil e de fato é. Correr atrás de seus ideais é divino. Sempre que fecharem uma porta, não se desesperem, pois em algum lugar terá alguém querendo recebê-los de braços abertos. Tenha paciência e determinação. Mesmo que muitos não entendam suas motivações, mesmo que não haja ninguém te apoiando, se lembre sempre que se trata do seu sonho, da sua vontade. Força todos nós temos, basta encontrá-la em nosso âmago. Aviso de antemão que não é um caminho fácil, é uma estrada cheia de vias tortuosas e dolorosas na maioria das vezes. Mas quando se deparar com um obstáculo, sempre se questione. É isso mesmo que você deseja? Está disposto a enfrentar tudo pela sua obra? Se a resposta for sim, for sincera, não olhe para trás e siga em frente de cabeça erguida. E quando estiver lá na frente você poderá dizer. Eu consegui, lutei por isso.

8) Você pretende seguir escrevendo? Algum próximo projeto em mente?

Sim. Agora que comecei, acho que não vou parar mais (rs). Estou escrevendo a continuação do Penumbra, que consistirá em mais dois livros, Obscuro e Alvura, além de estar com mais alguns projetos em mente, como mais um ou dois livros na linha sobrenatural, um romance e uma provável parceria com outro autor.

Rafael, muito obrigado pela sua disposição em conceder está entrevista, as portas do Full Head estarão sempre abertas para você.

Então pessoal? Agora que vocês conhecem o Rafa um pouco melhor, que tal dar uma olhadinha no Penumbra? 




4 comentários:

  1. Amei esta entrevista!

    "Falador, entretanto tímido nas horas que não é necessário" hehehe, adorei, Rafa!

    A Cabana e ABDA foram as melhores compras que fiz no ano de 2010. E recomendo: são tudo o que eu esperava e ainda mais!

    Eu já li Penumbra e super recomendo. A história me surpreendeu, foi muito além do que eu imaginava. Adoro!

    Citação interessante, Sr. Rafael S. Oliveira...

    "Correr atrás de seus ideais é divino. Sempre que fecharem uma porta, não se desesperem, pois em algum lugar terá alguém querendo recebê-los de braços apertos", algo que a gente precisa lembrar sempre ;-)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista super legal, adorei! Não conhecia o trabalho do Rafael e gostei de saber que ele também é fã do Vianco (pra mim, o mestre brasileiro dos vampiros)!

    Vou colocar Penumbra na minha listinha.

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http://www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista!!!
    Muito bem feita.

    O Rafael parece ser ma pessaa super zen hehehe..
    Foi ele quem ajudou (convenceu) a Nessie Araujo a voltar a escrever, nao foi?!
    Qnto ao livro.. está sendo bem repercurtido né?!

    Desejo todo sucesso pra ele!!

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a idéia de colocar entrevistas no blog, e o fato de um escritor se expor aqui mostra a credibilidade e o amadurecimento do FullHead.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...