segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

(Livros) Resenha - Brumas de Avalon: A Senhora da Magia





"A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. 


Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original."

A Senhora da Magia conta com tudo começou. 

Inicia o que virá a ser a famosa história de Rei Arthur, porém em uma nova versão. 
A lenda é contata do ponto de vista das mulheres que rodeiam e influenciam este homem. 
Marion Zimmer Bradley apresenta uma história interessante até mesmo para aqueles que conhecem de cor a história original nas suas diversas versões. Traz à tona as incertezas e medos femininos além conflitos religiosos e o "machismo" acentuado da época. A história é conduzida por decisões  femininas, mesmo sendo personagens masculinos que as executem. 
Não é um livro que você irá devorar logo de cara, é necessário assimilar cada página para não perder os ricos detalhes e as explicações que Bradley traz para cada situação. 
Recomendo a leitura não apenas por ser fascinante  surpreendente, mas também por ser tão encontrar histórias medievais contadas de um (ou mais) ponto de vista feminino.

Uma boa dica de leitura!

Um comentário:

  1. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, e a sua me fez ficar com vontade de ler ele *-*

    No submarino a coleçao está em promo né??
    Acho que vou dar uma olhada lá!!

    Beeijo
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...