terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

(Filmes) - CISNE NEGRO


Sinopse: 

" 'Cisne Negro' (Black Swan, no original) é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador, Fonte da Vida), Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita."

Resenha:

O objetivo principal de um filme, na minha opinião, é intrigar o telespectador, fazendo com que ele se imagine naquela situação. O Cisne Negro vai além disso. Você está dentro do filme, está na pele de Nina (Natalie Portman), vive todo este terror (não há melhor palavra para descrever) psicológico junto da personagem.


Uma bailarina frágil, dócil e que é repreendida por se desculpar o tempo todo e que busca incansavelmente a perfeição. 
Nina sofre muito em sua trajetória, e nós sofremos com ela. O plano de fundo da companhia de balé só torna o longa mais real, levando em conta todos os sacrifícios que os dançarinos abraçam em busca de uma carreira louvável.
A personagem apresenta distúrbios alimentares, delírios e autoflagelação. Dona de uma personalidade controlada e passiva, porém tensa e instável, totalmente entregue a seu objetivo (perfeição) que na maioria das vezes é impulsionado pela mãe (Barbara Hershey), uma ex-bailarina que abandonou a careira devido a gravidez precoce e que mantém a filha em universo infantil e maternal, que parece mais uma carrasca do que mãe. 
Nina perde a noção de realidade e sua obsessão cresce cada vez mais.
A bailarina está sufocando e nós com ela.
Como se tudo isto não fosse suficiente Nina ainda se sente culpada por ter substituído a ex-bailarina principal Beth Macintyre (Winona Ryder), a quem ela idolatrava.  Lily (Mila Kunis) e Thomas Leroy (Vincet Cassel) tentam ajudá-la a se encontrar através do sexo, prazer e erotismo. Porém essa tentativa só serve para que ela se sinta mais confusa e sufocada.

Natalie Portman parece ter encontrado um papel a sua altura e se mostra do início ao fim do thriller digna de um Oscar e Darren Aronofsky merece o reconhecimento por nos transportar para dentro da cabeça de Nina.
Maravilhosamente assombroso Cisne Negro não deixa a desejar e nos apresenta o terror que pode trazer a perfeição.


O Longa concorre ao Oscar nas categorias: Filme, Diretor, Atriz (Natalie Portman), Fotografia, Edição.


Vale muito a pena conferir!


TRAILER:


2 comentários:

  1. Muito boa resenha. Descreve bem a intensidade como o filme aborda a obsessão da personagem e as consequências dela.
    Só trocaria o "Vale a pena conferir" por imperdível. ;)

    ResponderExcluir
  2. Filme perfeito! Amei com força!
    bjins

    Marcia, do blog DOLLHOUSE

    http://blogdollhouse.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...